Recentemente, ouvindo a rádio CBN, ouvi um comentarista dizer que um trecho de um dos sermões do pe. Antônio Vieira cairia muito bem para a política dos dias de hoje. Por coincidência, estava lendo o livro do referido padre e encontrei o texto citado pelo comentarias da rádio. Tomo a liberdade de transcrever esse trecho:
"Sermão do Bom Ladrão
O ladrão que furta pra comer não vai nem leva para o inferno; os que não só vão mas levam são os ladrões de maior calibre e de mais alta esfera, os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue muito bem São Basílio Magno (...). Não são só ladrões, diz o Santo, o que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa. Os ladrões que mais própria e dignamente merecem esse título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo de províncias, ou a administração de cidades, os quais, já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco; estes sem temor nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados; estes furtam e enforcam.
Diógenes, que tudo via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de varas* e ministros de justiça levam a enforcar uns ladrões e começou a bradar: Lá vão os ladrões grandes enforcar os pequenos. Ditosa Grécia, que tinha tal pregador. Quantas vezes se viu em Roma ir a enforcar um ladrão por ter furtado um carneiro e no mesmo dia ser levado em triunfo um cônsul ou ditador por ter roubado uma província! E quantos ladrões teriam enforcado esses mesmos ladrões triunfantes? De um chamado Seronato disse com sábia contraposição Sidônio Apolinar: Seronato está sempre ocupado em duas coisas - em castigar furtos e em os fazer. (...) Queria tirar os ladrões do mundo para roubar ele só"
Este trecho foi extraído do livro: "Páginas Espirituais", Padre Antônio Vieira, Editora Quadrante, São Paulo, 2008. Páginas 13 e 14.
Detalhe: O pe. Vieira viveu no século XVII, entretanto, infelizmente, como disse o comentarista da CBN, as suas palavras caem bem a muitos líderes mundiais atuais.
* Varas: insígnias de mando ou qualidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário