Constantemente, me vejo em discussões sobre o que é preciso para se conseguir um bom emprego ou para se manter em um. Que tipo de metodologia, quais tecnologias, quais processos, quais certificações são necessárias para garantir a empregabilidade de um profissional. Com certeza, para todas as áreas de trabalho existem diversas respostas possíveis para estas questões. Entretanto, existem algumas características que não estão associadas ao conhecimento técnico, mas que podem auxiliá-lo, fomentando uma carreira promissora.
Muito mais importante que o saber é aprender a aprender. Segundo Sócrates (470-399 a.C.) “... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe”. O profissional de hoje precisa ser dinâmico. Observar tendências, analisar possibilidades, procurar o que mais se identifica com sua carreira e mergulhar em estudos.
Não acredito que a vida profissional deva ser um mar de estresse, com estudos diários em ritmo alucinante. Entretanto, não dá para achar que a vida terminou após obter um conhecimento interessante ou um importante reconhecimento profissional.
Aprender é uma arte que precisa ser trabalhada. É preciso praticar. Quando estamos mais novos, temos que aproveitar a energia para dedicarmos a este aprender a aprender. Os mais velhos reclamam que já não aprendem com a mesma facilidade. Contudo, acredito que eles possuem uma habilidade diferencial: a experiência. Um profissional experiente tem melhores condições de identificar melhor as tendências e aplicar a elas, experiências passadas. Muitas vezes, os problemas mudam a cara e o nome de suas soluções, mas a essência permanece a mesma e só a experiência é capaz de perceber isto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário